sábado, 10 de setembro de 2011

Sede da abertura indefinida?



Belo Horizonte, Brasília, Salvador ou São Paulo? Qual será a sede de abertura da Copa do Mundo de 2014? Muitos sites nem citam mais Salvador como possível sede de abertura. De fato, das quatro cidades, Salvador é a que tem menos chances. Quanto a Belo Horizonte e Brasília as chances seriam quase as mesmas, mas acontece que essas, não são quase nada comparadas ao favoritismo que São Paulo possui. São interesses econômicos e principalmente políticos, que iram fazer de São Paulo a sede de abertura do Mundial. Sim, irão fazer, pois São Paulo nunca foi vetada de receber a abertura, desde o principio foi cotada para sediar o jogo inaugural da Copa, apenas esteve em risco por conta da indefinição do estádio e pelo atraso das obras, mas agora com estádio definido e as obras caminhando, nada mais impede que a cidade mais populosa das Américas sedie a abertura do Mundial, mesmo que maior parte desta população não esteja dando a mínima em receber a abertura da Copa do Mundo de 2014, uma realidade bem diferente das demais “concorrentes”. E eu me junto a esta parte da população, pois acho que o Brasil deve acabar com esse “feijão com arroz” e mostrar para o mundo a diversidade brasileira, que aqui não existe apenas Rio e São Paulo, mas que há outras cidades que merecem estar no cenário mundial e tem capacidade para sediar uma abertura de Copa do Mundo. Tudo bem que são as maiores e mais desenvolvidas cidades brasileiras, mas o que eu quero dizer, é que se o Brasil quisesse, o mundo poderia assistir a uma Cerimônia de Abertura belíssima em Salvador (eu até consigo imaginar como poderia ser), a primeira partida de futebol da Copa de 2014 em BH, frente a duas torcidas lindas ou em Brasília em seu futuro estádio magnífico ou que o sonho dos belo-horizontinos, dos brasilienses, ou dos soteropolitanos poderia se tornar real.

Se fosse montar uma tabela que mostrasse as chances reais das sedes para realizar a abertura da Copa do Mundo de 2014, referente a situação atual de cada sede, acho que ficaria mais ou menos assim:

São Paulo – 89%

Brasília – 4%

Belo Horizonte – 3%

Salvador – 2%

Enfim, só me resta esperar até 2014, comprar a passagem e ingresso para assistir a abertura da Copa do Mundo no Itaquerão.

PS – Eu não conheço profundamente o projeto do Itaquerão, então não posso julgar o estádio por completo, mas não dava pra ter um designer melhor? Tudo bem que seja apropriado para o Sport Clube Corinthians mandar seus jogos, mas não para uma abertura de Copa do Mundo FIFA. Lembrando estou julgando apenas a aparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário