A Fonte Nova


Estádio Octávio Mangabeira, também conhecido como Fonte Nova, foi um estádio de futebol na cidade de Salvador (Bahia), de propriedade do governo do estado da Bahia e que era utilizado pelos principais clubes do estado. Sua capacidade era de um pouco mais que 60.000 pessoas até seu fechamento devido ao desabamento de parte de sua arquibancada superior. Foi implodido no dia 29 de Agosto de 2010 para dar lugar a Arena Fonte Nova,que será a sede baiana para Copa do Mundo FIFA de 2014.

O recorde de público (oficial) é de 110.438 pessoas, no jogo Bahia 2 a 1 Fluminense, válido pela semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988, campeonato este que acabou tendo como campeão o Esporte Clube Bahia.
Entretanto, também é dito que 120.000 pessoas estiveram neste estádio no dia 4 de março de 1971, numa rodada dupla Bahia x Flamengo e Vitória x Grêmio, sem provas. Era o dia da reinauguração da Fonte Nova, após obras de ampliação. Porém, o público pagante oficial divulgado dois dias depois foi de 94.972 pessoas.
O grande jogo da Fonte Nova é o clássico Ba-Vi, com mais de 300 edições neste estádio, regularmente levando grandes públicos e onde o Bahia construiu a sua vantagem história na estatística deste grande clássico do futebol brasileiro.


Estádio da Fonte Nova, antes de ser demolido.






   

Demolição.


Construção.





Futura Arena Fonte Nova.












Maquete