segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Algo para se pensar.

  • Torcedores do Bahia e Vitória que com certeza estariam presentes nas partidas de futebol da Copa +/- 50.000 mil
  • Pessoas que não possuem time e não dão muita importância ao futebol, mas não deixariam de estarem presentes em uma partida da Copa do Mundo +/- 7.000 mil

  • Turistas estrangeiros e nacionais +/- 10.000 mil

TOTAL: 67.000 mil


Fora mobilidade urbana e infra-estrutura, outro grande problema poderá assombrar Salvador durante a Copa do Mundo de 2014. O transtorno na compra de ingressos. Pois imaginar uma partida de futebol do mundial na cidade, com um público menor que 50 mil na Fonte Nova, é um tanto estranho. Mais precisamente serão 47.426 assentos de acordo com o site da FIFA. Será que esta capacidade será suficiente para abrigar a imensa torcida do Bahia e Vitória que se fará presente no estádio? Para abrigar pessoas que podem não ser apaixonadas por futebol, mas que não perderiam a chance de prestigiar uma Copa do Mundo em sua cidade, ou estado? Sem falar nos turistas, tanto nacionais, como estrangeiros.

Sediando uma etapa da Stock Car em um circuito de rua de Salvador, tivemos um público recorde pelo terceiro ano consecutivo de exatas 50 mil pessoas. Fiz esta comparação, pois se em uma etapa da Stock Car, que é uma competição automobilística nacional, que não é tão atrativa e não possui tamanhas dimensões quanto a uma Copa do Mundo, tivemos um público de 50 mil pessoas, com ingressos acima de R$40,00, imaginem durante Copa, mesmo se fosse uma partida sem muitas expectativas entre Croácia e Chile, por exemplo.

O prejuízo poderá ser muito grande para Salvador, pois os turistas que não encontrarem ingressos para assistirem aos jogos aqui na capital baiana iram aquecer a economia de outras sedes, além de manchar o nome da cidade por falta de organização, o que não poderia acontecer, já que esse é o momento de Salvador, essa é à hora da cidade fazer as pazes com os turistas, e ser de fato conhecida mundialmente.

Enfim, 47.426 mil são poucos para abrigar um grande público durante a Copa do Mundo, mas só durante a Copa, pois visando a sustentabilidade do estádio pós Copa esta capacidade é o ideal. Caso Salvador seja escolhida como sede de abertura, a capacidade da Fonte Nova aumentaria para 65 mil pessoas, com a instalação de arquibancadas móveis. Então, porque não instalar essas arquibancadas mesmo sem a abertura e evitar um possível grande transtorno para a população?

Um fator deve também ser levado em conta, os ingressos da Copa de 2014 serão mais caros do que os da Copa de 2010, mas não devem ser preços absurdos, pelo menos na fase de grupos. Mas isso não deve ser um grande problema para os brasileiros, pois sempre damos um “jeitinho”.

sábado, 10 de setembro de 2011

Sede da abertura indefinida?



Belo Horizonte, Brasília, Salvador ou São Paulo? Qual será a sede de abertura da Copa do Mundo de 2014? Muitos sites nem citam mais Salvador como possível sede de abertura. De fato, das quatro cidades, Salvador é a que tem menos chances. Quanto a Belo Horizonte e Brasília as chances seriam quase as mesmas, mas acontece que essas, não são quase nada comparadas ao favoritismo que São Paulo possui. São interesses econômicos e principalmente políticos, que iram fazer de São Paulo a sede de abertura do Mundial. Sim, irão fazer, pois São Paulo nunca foi vetada de receber a abertura, desde o principio foi cotada para sediar o jogo inaugural da Copa, apenas esteve em risco por conta da indefinição do estádio e pelo atraso das obras, mas agora com estádio definido e as obras caminhando, nada mais impede que a cidade mais populosa das Américas sedie a abertura do Mundial, mesmo que maior parte desta população não esteja dando a mínima em receber a abertura da Copa do Mundo de 2014, uma realidade bem diferente das demais “concorrentes”. E eu me junto a esta parte da população, pois acho que o Brasil deve acabar com esse “feijão com arroz” e mostrar para o mundo a diversidade brasileira, que aqui não existe apenas Rio e São Paulo, mas que há outras cidades que merecem estar no cenário mundial e tem capacidade para sediar uma abertura de Copa do Mundo. Tudo bem que são as maiores e mais desenvolvidas cidades brasileiras, mas o que eu quero dizer, é que se o Brasil quisesse, o mundo poderia assistir a uma Cerimônia de Abertura belíssima em Salvador (eu até consigo imaginar como poderia ser), a primeira partida de futebol da Copa de 2014 em BH, frente a duas torcidas lindas ou em Brasília em seu futuro estádio magnífico ou que o sonho dos belo-horizontinos, dos brasilienses, ou dos soteropolitanos poderia se tornar real.

Se fosse montar uma tabela que mostrasse as chances reais das sedes para realizar a abertura da Copa do Mundo de 2014, referente a situação atual de cada sede, acho que ficaria mais ou menos assim:

São Paulo – 89%

Brasília – 4%

Belo Horizonte – 3%

Salvador – 2%

Enfim, só me resta esperar até 2014, comprar a passagem e ingresso para assistir a abertura da Copa do Mundo no Itaquerão.

PS – Eu não conheço profundamente o projeto do Itaquerão, então não posso julgar o estádio por completo, mas não dava pra ter um designer melhor? Tudo bem que seja apropriado para o Sport Clube Corinthians mandar seus jogos, mas não para uma abertura de Copa do Mundo FIFA. Lembrando estou julgando apenas a aparência.